domingo, 9 de junho de 2013

Sonhar com água, significado segundo a psicoterapia

Sonhos com água, significado segundo a psicoterapia.


De acordo com o psicoterapeuta e autor Jeffrey Sumber, sonhar com água reflete mudança, renovação e purificação, por vezes, simbolizando uma mudança de consciência que acompanha algumas transformações da vida. Contexto é importante, no entanto. Diz Sumber, se você sonha em oferecer água para os outros, isto poderia representar que você está oferecendo uma nova vida ou uma mudança positiva para os outros, enquanto que se você sonhar em ser pego em um tufão, você poderia estar se sentindo sobrecarregado por uma mudança de vida.


Para muitos analistas, os sonhos sobre a água podem lançar alguma luz sobre os nossos sentimentos e estado emocional da mente. "A água tende a ser acerca de purificação, mudança, renovação e vida nova quando não é de outra maneira significativa para uma pessoa", explica Sumber. "No entanto, se uma pessoa que vive no deserto e que nunca antes viu um oceano, nadar com golfinhos em sonho pode significar algo muito diferente de uma pessoa que vive em uma ilha sonhando algo similar."


O que posso aprender sobre mim mesmo ao sonhar com água? 
Sumber diz que a lição que uma pessoa pode aprender a sonhar com água tem muito a ver com o contexto do sonho e com  o papel do indivíduo e sua relação com a água. "Por exemplo", diz ele, "se a pessoa está derramando água nos outros, pode representar que está oferecendo uma nova vida, novas alterações ou mesmo purificação. Se o sonhador está sendo engolido por um tufão, isso poderia significar que ele é oprimido por mudança e transição para o ponto de grande ansiedade e medo. Sempre, em todas as análises de sonho, é essencial determinar o estado emocional que se tem durante e após o sonho."



Existe algum truque para evitar ou induzir sonhos sobre este assunto? 
De acordo com Sumber, "Não há muito a pessoa média pode fazer" para evitar a sonhar com água ou qualquer outra coisa que está na mente de uma pessoa quando ele ou ela vai para a cama. "Obviamente, se a pessoa passa a semana na praia, há uma maior probabilidade de que [a pessoa] vai experimentar sonhos relacionados com a água", diz ele. Em outras palavras, quanto menos tempo pensando ou estar perto de água pode reduzir a provável chance de sonhar com ele à noite de uma pessoa.


Além da análise, o simbolismo cultural podem ser encontrados em sonhos sobre este assunto? 
Sumber observa que os sonhos sobre a água tem o simbolismo cultural significativa para alguns grupos. Por exemplo, muitas tribos indígenas americanas "incorporam a água como um sinal de que uma pessoa transcende a este mundo ou que um estado mais profundo de consciência está ocorrendo."


Quem tende a ter sonhos sobre a água com mais freqüência? 
"Sonhar com a água tende a simbolizar uma mudança na consciência e é comum em pessoas que estão em transição na sua vida de alguma forma ou de outra", diz ele. "Alguns psicólogos sugeriram que mergulhar através de água ou de ser imerso, de alguma forma, na verdade, é a mente traduzindo uma mudança específica no ciclo no sono".


Será que sonhar com a falta de água tem algum significado? 
"Supondo-se que não estamos vivendo no deserto e não há uma seca terrível em nosso ambiente imediato, então a falta de água pode, por vezes, sugerir que uma pessoa está se sentindo esgotado pelo seu trabalho, relacionamentos ou condição física", diz Sumber. Ele acrescenta que sonhar com a falta de água também pode indicar sentimentos de privação ou vazio sobre algo importante para o sonhador - nesse caso, a mudança é em ordem.


A água é um dos sonhos mais comuns e poderosos símbolos-e não é nenhuma maravilha. A água é em torno de nós, em nossas vidas diárias e essencial à vida. No entanto, como os seres da terra, a água é misteriosa, perigosa e destrutiva. Corpos de água são um mundo estranho, não podemos viver dentro. Nós podemos afogar na água e experimentar a devastação das enchentes e tsunamis.

Em geral, a água tende a representar o inconsciente, parte grande e poderosa do que somos de que não estamos conscientes e não reconhecemos como "nós". A água é muitas vezes associada a emoções e da expressão das emoções. As emoções são muitas vezes estão inconscientes para nós e expressamos emoções através de lágrimas.

A água também pode representar sentimentos de maternidade-primal associados com a nossa mãe ou nosso desejo de ser mãe. A água pode estar associada com o útero, o início de nossa vida, a nossa conexão com a nossa mãe (e / ou a terra ou Deus) e concepção / gravidez.

Finalmente, a água pode se relacionar com a espiritualidade e as crenças espirituais / religiosas.

A água, como a maioria dos símbolos, pode ter significados negativos e positivos em sonhos. É importante considerar o seguinte:

A limpeza da água-é a água limpa e pura? A água é poluída?
A profundidade da água é a água muito rasa? é a água muito profunda?
A qualidade da água é a água muito clara? é a água muito turva ou escura?
o movimento da água é a água muito movimentada? muito difícil? flui sem problemas? agitada? é pacífica ou ameaçadora?
A quantidade de água: É a quantidade de água adequada para o cenário? Existe uma seca ou falta de água? Existe muita água inundando o sonho?


Anote as palavras-chave com caneta e papel ou registre em um gravador. Assim que possível, expandir as suas notas, escrevendo o seu sonho. Qualquer sonho que você está procurando interpretar é melhor escrito. Isso ajuda não só a memória para o futuro, mas vai ajudar a recordar alguns memória da seqüência de sonho para você como você escrevê-lo.

Avalie suas emoções que acompanha um sonho com a água Se você sentir felicidade, tristeza, ansiedade ou medo, a interpretação dos sonhos será claramente diferente:
Ansiedade e água: se você tem medo de que a água vai cobrir você e impedi-lo de respirar, daí se afogando, isso é indicativo de que você pode deixar suas emoções dirigir muito de sua vida, sem permitir que a razão  tenha uma palavra a dizer. Isso pode ser um indicativo de estar perto de um transbordamento emocional ou avaria

Sentindo-se habilitado pela água: se você se sentir mais poderoso quando cercado por água, este é um indicador de que você está "uma boa onda", e você se sentir seguro em suas decisões. Diante de uma grande massa de água pode indicar a vontade de enfrentar os problemas da vida de cabeça erguida, não influenciado pela imensidão de tomada de decisão (ver Jung)

Sentir felicidade em torno da água: isso pode indicar um retorno ao ventre, um sentimento de ser banhada por água quente, suave que acaricia-lo através de um bom passeio na vida neste momento no tempo. Pode ser uma indicação de que você está satisfeito com o seu conteúdo e que não há necessidade de balançar o barco.


Avaliar suas atividades na água. Nadar é um convite para fazer uma viagem através de sua imaginação, deixar fluir a sua criatividade por diante. Se a natação é agradável e fácil, então você está refletindo que sua vida atual é estável o suficiente para permitir-lhe tempo para ser criativo e testar as águas da inovação. Se você está mergulhando em seu sonho, isso indica um desejo de mergulhar mais fundo em si mesmo para descobrir coisas que podem ter sido esquecidas ou que tenham sido colocados de lado quando os tempos eram mais difíceis. Se você atingir o fundo, de repente, então você está preocupado em não encontrar o que você está procurando e está com medo de seu propósito na vida sero infrutífera.


Olhe para a condição da água. A cor e o estado da água presente são símbolos muito óbvias. Água clara e calma é sugestivo de momentos agradáveis ​​e uma relação harmoniosa entre a sua criatividade e razão. Se a água está estagnada, barrenta, escura, ou sujo, isso é um indicador de que você não é capaz de ver claramente o que os objetivos da sua vida é e você se sente preso em um barranco, incapaz de mover-se em algo que você sente que você quer fazer, mas não é capaz de identificar com clareza. Se a água é corrente rápida, pode ser um indicador de que você sene a vida está se movendo muito rápido para você no momento e que está tendo dificuldade em manter-se.


Olhe para a profundidade da água. Água Rasa indica certeza e segurança. Também é superficial e mal arranha a superfície do que realmente somos e o que realmente busca na vida. Águas profundas, por outro lado, é o desconhecido, o menos seguro eo verdadeiro eu. Explorando pode ser difícil e até perigoso, mas é uma viagem cada um de nós deve tomar ser totalmente cumprida.

Olhe para os obstáculos na água. Se o sonho de água é afetado por obstáculos, como uma barragem, uma série de fechaduras, uma barreira, ou algum outro método de bloqueio, este é sugestivo que sua criatividade está sendo bloqueada e não está sendo permitido fluir livremente. Isso pode ser um reflexo de seus sentimentos em relação ao trabalho.

Olhe para o tipo de água. Se você sonhar sobre o mar, você é sem limites e pronto para entrar não só a profundidade, mas a amplitude do que precisa ser explorado para encontrar o seu verdadeiro eu. Rios, córregos e riachos são indicativos de que flui em uma determinada direção em direção a um destino (mais específico) e deve ser interpretado de acordo com a cor da água e todas as obstruções. Você pode estar com caminho repleto de obstáculos, ou pode ser suave e fluente. Se você está enfrentando um rio como uma barreira impedindo-o de chegar ao outro lado, em vez de viajar em um, este é representante de um passo que você não se sente pronto para assumir, como mover-se o nível de compromisso com uma pessoa ou projeto. Se o seu sonho permite que você encontre um meio de atravessar o rio, você está sendo informado de que você está pronto para encontrar uma maneira de atravessar o fosso, mas você deve estar alerta para equilibrar tanto o seu raciocínio e suas emoções para fazer isso com segurança.

Avaliar o significado de uma inundação. Estar envolvido em uma inundação em um sonho pode significar que você se sentir sobrecarregado por alguma coisa. Se você sentir que seu intelecto domina tudo o que você está fazendo, uma inundação pode ser um sinal para mudar a excessiva dependência deste lado do seu pensamento e para permitir o fluxo do lado mais criativo e intuitivo. A inundação também pode estar avisando que é hora de varrer velhas rotinas que têm esculpidos um barranco para você. As enchentes e tsunamis, especialmente ondas que vêm em grupos de três, representam o juízo de Deus. Tanto os cristãos e não-cristãos sonham com inundações antes da destruição em larga escala das nações. Jung, por exemplo, sonhou com inundações de sangue a Europa pouco antes da Segunda Guerra Mundial.


Você Também Poderá Gostar De...

O que significa o sonho com água?


6 comentários:

  1. Muito bom! Me ajudou bastante! Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação... Me fez refletir e rever alguns conceitos em minha forma de viver.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou bastante. Eu sonho muito com academia e esteira de academia. Até hoje nunca achei uma explicação plausível. Vocês podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Eu sonhei que estava varrendo a água que passava na rua. Ela passava rápido e reto e certeira, era um pouco de água rasa mas rápida e eu varria tentando fazer ela parar.eu não consigo entender esse sonho! O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  5. Sonhei que estava em uma ponte muito grande, tenho 51 anos, no sonho estava como criança e estava acomoanhada de outra criança que não reconheço. Em certo momento a ponte fica submerça, entramos na agua que estava muito limpa, via meus pés em baixo da água, a criança estava de costa para mim sempre me chamando para continuar a travessia, mas estava com medo,entrei na água e conseguia respirar dentro da água, mas em seguida entramos em uma lança para nos salvar e chegar em um lugar seguro, mas conforme a lancha avançava no mar apareceram navios em nossa frente.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido em alguns instantes.