domingo, 22 de outubro de 2023

Sonhar com medo de altura. Significado

A Mensagem por trás de Sonhar com Medo de cair altura.

Se alguma vez você sonhou em estar em um lugar alto e sentiu um medo intenso de cair, não está sozinho. Esse é um tema comum em sonhos e pode ter vários significados. Vamos explorar os motivos mais frequentes para tais sonhos: 

Sonhos sobre ter medo de altura ocorrem por causa de 1) maior senso de consciência, 2) reação a eventos da vida real, 3) medo de falhar ou constrangimento, 4) medo de perder o controle, 5) mudanças na vida, 6) medos não resolvidos na infância e 7) acrofobia.

Por que as pessoas sonham em ter medo de altura?

Lugar altoExistem muitas razões pelas quais as pessoas sonham com medo de altura. No entanto, aqui estão as mais comuns.

1. Sentido Aguçado de Consciência

Em sonhos, é possível que tenhamos uma maior consciência do ambiente ao nosso redor. Sonhar com estar em lugares altos, como em um arranha-céus, pode ser uma manifestação dessa consciência elevada, permitindo que o sonhador perceba mudanças de cenário e perigos potenciais, como a iminência de uma queda.

2. Reflexo de Experiências Reais: 

Sonhar com alturas pode ser uma resposta a experiências recentes relacionadas a elas. Quem tem ocupações ou hobbies ligados à altura, como trabalhar com andaimes ou praticar parapente, pode transferir esses sentimentos e medos para os sonhos.

3. Medo de Falhar ou Ser Julgado: 

Sonhar com alturas pode ser uma representação simbólica do medo de falhar, especialmente em contextos sociais ou profissionais. É uma manifestação do desejo de não se expor ao julgamento ou ao ridículo.

4. Ansiedade de Perder o Controle: 

Altura, em sonhos, pode ser uma representação da perda de controle. Aqueles que buscam ter controle sobre tudo em suas vidas podem sonhar com medo de alturas como um símbolo de suas ansiedades.

5. Resposta a Mudanças na Vida: 

Grandes mudanças ou eventos turbulentos na vida podem se manifestar em sonhos como medo de alturas, simbolizando uma instabilidade ou a necessidade de se reavaliar situações.

6. Traumas de Infância: 

Eventos traumáticos da infância podem se manifestar em sonhos na vida adulta. O medo de alturas em um sonho pode ser uma tentativa do subconsciente de lidar com um trauma antigo.

7. Acrofobia e Confronto de Fobias: 

Para quem tem acrofobia (medo de altura) na vida real, o sonho pode ser uma recriação de seus medos, permitindo que uma pessoa confronte esses sentimentos em um ambiente seguro. Ao mesmo tempo, pode ser um reflexo da falta de confiança ou hesitação em enfrentar os desafios na vida desperta.

Outros motivos para as pessoas sonharem em ter medo de altura?

Sonhar com medo de altura pressagiando vitória.

Almanaques velhos que versam sobre sonhos sugerem que o sonhador vai superar seus inimigos e obstáculos. Medo de altura é apenas indicador de como o seu objetivo na vida está chegando mais perto. Quanto maior o medo, maior é o seu sucesso será.

Sonhar com medo de altura por insatisfação.

Os antigos egípcios explicam os sonhos sobre o medo em relação à falta de confiança dentro do sonhador. Por ser incapaz de tomar decisões firmes e não ter autoconfiança, o sonhador está na insatisfação com si mesmo. E esta condição dá-lhe o sonho sobre o medo de cair.

Sonhar com chorar por causa da queda em sonho.

A psicologia moderna vê esse sonho como ansiedade por erro e o desejo de corrigi-lo. Mas se o sonhador estava chorando no sonho por causa do grande medo, então é indicação de erro muito grande, que precisa ser compensado de alguma forma.

Sonhar com cair sem medos indica conquistas

Se em um sonho se tem o medo de cair e, de repente, esse medo desapareceu enquanto ele está em processo de queda, então esse sonho mostra grande fortuna para o sonhador. Ele vai superar os obstáculos e realizar algo vitorioso.

Significado de cair de uma altura em um sonho

O significado desse sonho geralmente está associado a uma sensação de perda, desespero. Em geral, pode-se dizer que as pessoas sonham em cair de uma altura quando sentem que estão perdendo o controle sobre alguma parte de suas vidas. Sua mente inconsciente está tentando transmitir esta mensagem através do símbolo da queda livre.

É difícil dizer em que ponto exatamente uma pessoa pode ser considerada como “perdendo o equilíbrio” no mundo desperto, mas na maioria das vezes isso pode estar associado a algum tipo de falha em sua vida diária. Essas falhas podem ser a perda de um emprego, separação ou divórcio ou até mesmo problemas relacionados ao estresse e ansiedade do dia a dia. Podem parecer grandes coisas, mas todas têm o poder de abalar nossa autoconfiança e nos fazer sentir totalmente impotentes.

Os sonhos em que uma pessoa está caindo de uma grande altura podem ser incrivelmente vívidos e realistas por natureza, criando uma intensa sensação de medo e ansiedade quando de repente nos encontramos caindo em direção ao solo em alta velocidade. Em muitos casos, esses sonhos são tão curtos que as pessoas não têm tempo nem para entender o que está acontecendo antes de acordarem abruptamente de seu sono. Nesse sentido, esses sonhos podem ser vistos como um “sinal de alerta” de nossa mente interior.

Sonhar com ficar de um prédio alto? Aqui está o porquê

Em um dicionário de sonhos padrão, a interpretação desse tipo de sonho é mais frequentemente associada a sentimentos de insegurança e vulnerabilidade. No entanto, a maioria das pessoas já esteve em um prédio alto antes e não se sentiu insegura ou vulnerável. Então, o que está por trás desse sonho recorrente?

Embora muitas pessoas igualem 'ficar em pé em um prédio alto' com 'sentir-se inseguro', essa não é uma conclusão necessária. Uma interpretação mais precisa desse sonho tem a ver com como o ato real de estar em um prédio alto faz a pessoa se sentir. Pense nisso: se o sonhador estiver em um, há uma probabilidade extremamente alta de que ele tenha subido vários lances de escada porque, bem… é isso que as pessoas fazem quando estão em um prédio alto. Agora, se o sonhador tem medo de altura, isso pode facilmente desencadear sentimentos de insegurança, especialmente ao ficar perto da borda para olhar para baixo.

No entanto, se o sonhador não tem medo de altura e ficar na beirada não o incomoda, o que isso significa? Uma explicação possível é que estar em um prédio alto em um sonho significa estar à beira de uma nova altura na vida. Talvez signifique que há novas oportunidades no horizonte ou que uma nova fase da vida começará em breve - algo grande.

Interpretação de sonhos com medo de alturas em algumas circunstâncias


Sonhar que está subindo em uma escada e sente medo de altura

A escada pode representar sua jornada para alcançar um objetivo ou subir na vida. O medo de altura aqui pode indicar incertezas ou inseguranças sobre a próxima etapa ou avanço na carreira ou vida pessoal.

Sonhar que está escalando e sente medo de altura

Escalar algo, como uma montanha, simboliza superação e conquista. O medo associado a esta ação pode sugerir que você se sente despreparado ou inseguro sobre um desafio que está enfrentando.

Sonhar que está descendo de um lugar alto e sente medo

Isso pode refletir uma relutância em voltar a uma situação anterior ou um medo de perder o progresso ou o status que você alcançou.

Sonhar que está suspenso e com medo da altura

Estar suspenso sugere uma sensação de vulnerabilidade e falta de controle. Este sonho pode refletir sentimentos de estar "na beira" ou em uma situação precária em sua vida.

Sonhar que ao atravessar uma ponte sente medo de altura

A ponte é um símbolo de transição. Este sonho pode indicar ou insegurança sobre uma mudança iminente ou decisão importante em sua vida.

Sonhar que em viagem de avião sente medo de altura

Voar está frequentemente associado à aspiração e ambição. Ter medo de altura em um avião pode representar dúvidas sobre suas habilidades ou medo de “cair” após alcançar um grande sucesso.

Sonhar que alguém está com medo de altura

Pode indicar sua preocupação ou empatia pelos desafios ou medos que outras pessoas em sua vida estão enfrentando.

Sonhar que está flutuando e com medo da altura

Voar em sonhos geralmente simboliza liberdade e fuga. Ter medo enquanto você voa pode indicar que você se sente inseguro ou não está pronto para aproveitar as oportunidades que estão à sua frente.

Sonhar com medo de altura e vertigem

A vertigem amplifica a sensação de desequilíbrio e instabilidade. Este sonho pode indicar uma situação em sua vida onde você se sente fora de controle ou sobrecarregado.

Conclusões

Sonhar com medo de altura é comum e pode refletir ansiedades ou uma busca por controle na vida real. Ao entender o significado desses sonhos, é possível lidar melhor com as emoções associadas.

Por exemplo, para superar o medo de falar em público, você pode ensaiar bastante antes de uma apresentação. Para ajudar nesse processo, também é possível buscar terapias, como a terapia cognitiva, que emprega técnicas como a dessensibilização sistemática.

Em resumo, sonhar com medo de altura pode indicar sentimentos de inadequação, culpa ou preocupação excessiva. A chave é entender e enfrentar essas emoções para superá-las.


Você Também Poderá Gostar De...



19 comentários:

  1. gostei de ver as respostas dos sonhos eu sonhei com medo de altura

    ResponderExcluir
  2. Sonhei q estava na cxa dágua d 1 prédio mais ou menos d 12 andares e não conseguia descer para o telhado ... Eu tava com muito medo .obrigado .

    ResponderExcluir
  3. Sonhei que estava em uma pedra rochosa muito alto. E o caminho era muito curto, dai ficava com medo de andar e escorregara. Mim segurava no fundo da rocha e não conseguia olhar pra baixo. Foi assustador. Gostei também dos exemplos.

    ResponderExcluir
  4. Sonho que vou a lugares simples mais tenho medo de ir sozinho um tipo de insegurança e na vida real isso num tem nda a ver , nunca tive essas coisas, so no sonho mesmo ..alguem sabe pq?

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tenho sonhos diferentes, mas em 3 ou 4 deles aparece uma escada com uns degraus bem altos no qual eu sempre tenho medo e descer, e nao sei porquê.

    ResponderExcluir
  6. Excelente a explicação sobre o significado do medo de cair de uma altura muito gde. Tudo a ver com o meu sonho de hj. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Sempre sonho que estou em lugares altos, a grande maioria das vezes prédios e quase caindo, me agarro em algo, mas sempre escorrego porém nunca chego a cair pois consigo me segurar novamente em algo mas o perigo continua, na grande maioria das vezes tem alguém tentando me ajudar, na maioria das vezes é minha mãe. A sensação é terrível, soando frio, tremendo e tentando não olhar para baixo mas é impossível, a pessoa tem medo até de se mover.

    ResponderExcluir
  8. Sonhei que estava em um apartamento com meus pais, que era em um prédio no qual sempre queria morar, mas que eu tinha muito medo pois era muito alto. Tinha muitas janelas de vidro nos dois lados do apartamento, e tinha uma vista maravilhosa, era muito muito alto. E tinha uma sacada enorme que ia de ponta q ponta, mas eu não conseguia andar pela sacada pois tinha muito medo! Meus pais estavam felizes me mostrando o lugar mas eu só conseguia sentir medo.

    ResponderExcluir
  9. Sonhei que passava por uma estrada alta onde tinha um rio e eu caminhava bem perto da altura e me perguntaram se eu não tinha medo da altura e eu respondia que não tinha medo depois alguém saltava junto comigo mas ao mesmo tempo eu assistia nos dois pulando e eu estava feliz...

    ResponderExcluir
  10. Sonhei que descia dois degraus de lado e com medo, depois meu esposo descia comigo no colo

    ResponderExcluir
  11. Sonhei que estava em uma varanda(esqueci o nome certo) bem alta de um predio que eu conhecia de algum lugar, e a minha ha mãe e algumas pessoas estavam cmg. A gente tava esperando algumas crianças passarem(n sei se eram mortas) pra gente jogar flores, mas eu estava com muito medo da altura e olha q nem era tao alto assim, e eu n sei vcs mas sempre q eu to em um lugar alto fico imaginando varios tipos de coisas q poderiam acontecer para o lugar onde eu to cair( n da pra explicar direito mas eu penso em varios "jeitos de eu cair dali"). Enfim, ai eu tava com mt medo e eu n podia aair pq tinha q esperar as crianças passarem ai eu tive uma sensação horrível ai meu celular caiu la em baixo e eu e minha mãe ficamos mt tristes ai eu acordei.

    ResponderExcluir
  12. gostei da interpretação sonhei q estava em um barranco bem alto eu tinha q decer com muito medo conssegui deçer

    ResponderExcluir
  13. Sonhei que estava encima da cabeça do Cristo Redentor não conseguia decer.

    ResponderExcluir
  14. Sonhei que estava numa estrada asfaltada, de boa estrutura com abismos laterais e morros que terminavam num vidro que ficava em uma altura muito alta. Tinha medo de subir os morros e cair.....tinha também um cachorro comigo.

    ResponderExcluir
  15. No sonho, eu estava em um prédio muito alto e tinha outro prédio mais baixo do lado, porém o terraço desse prédio estava na altura do andar onde eu estava e dava pra ir lá, só que tinha um vão que precisava ser pulado e eu até conseguia, mas quando chegava perto do vão e olhava pra baixo eu me sentia com muito medo de ser empurrado pq eu estava na beira.

    ResponderExcluir
  16. Eu as vezes sonho que estou numa escada muito alta e quebrada tentando chegar na sala onde trabalho. O sonho é sempre cheio de medo de cair e uma aflição muito grande, pois sou obrigada a tentar passar e chego a escorregar. É horrível

    ResponderExcluir
  17. Adore a interpretação dos sonhos com medo de cair!

    ResponderExcluir
  18. Sonhei que estava em um terraço de um prédio muito alto em uma festa e eu morria de medo de alguém cair por conta da bebedeira senti muito vento nas bordas do prédio e parecia me puxar para o chão mas era muito alto¡!!!. Se alguém puder me ajudar

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido em alguns instantes.