sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sonhar com sombras. Significado

Sonho com sombras. Significado

Sonhar com a sua própria sombra indica um aspecto de si mesmo que você não ainda não reconheceu. Pode se tratar de uma qualidade ou sobre uma parte sua que você está rejeitando ou quer manter escondida. Estas qualidades podem não ser necessariamente negativas, e podem ser aquelas criativas. Alternativamente, o sonho pode estar indicando que você está na sombra de outra pessoa. Você está constantemente sendo esquecido. Particularmente, se a sombra em seu sonho é branca, então é forma de dar destaque a sombra que é muitas vezes esquecida no seu subconsciente.


Ver uma figura sombria em seu sonho representa características não reconhecidas ou incorporados em sua própria personalidade. Alternativamente, simboliza o jovem, o impotente ou subdesenvolvido.

Se você sonha que sua sombra age de forma diferente do que você faz, você não está deixando os outros vejam todas as partes da sua personalidade. Se as sombras em seu sonho não é  identificada como sendo a sua própria sombra, isso sugere que há um aspecto de si mesmo que você está rejeitando ou quer manter escondido.

o sonho de estar em uma sombra pode refletir sentimentos que você está sendo constantemente negligenciadas.

A sombra é o lado escuro de sua natureza. Ela representa tudo o que você não deseja ser. É também o lado não utilizado ou rejeitado de si mesmo e suas emoções. É o seu lado escuro que você se recusa a reconhecer. São os aspectos reprimidos do eu. Tente trazer esses sentimentos ocultos para a luz do dia, caso contrário é provável que você projete este "outro eu" para outras pessoas. Você acusa os outros de falhas que são, na realidade, suas?
Sombras em sonhos também simbolizam medos próprios, culpa, indecisão do sonhador ou a falta de autoconfiança que o impede de resolver problemas. Muitas vezes, as sombras negras de sonhos representam raiva reprimida, ressentimento e sentimentos negativos.



Sonhar com sombras. Uma análise psicológica

Os sonhos com sombras incluem um perseguidor, um intruso ou outro monstro assustador escondido nas sombras, alguém perseguindo você ou tentando invadir sua casa. Como todos os personagens de um sonho representam lados de você e a casa representa a sua psique, esse tipo de sonho pode representar ideias difíceis que você não está assimilando ou se integra na consciência. Algum lado seu simplesmente quer ser reconhecido na consciência. Isso só o persuade porque você não o permite.

A Sombra incorpora os aspectos rejeitados ou reprimidos de sua expressão mais natural que foi confinada no subconsciente. Em algum momento, você pode ter decidido (ou foi informado) que alguma parte de você era inaceitável porque sugeria fraqueza, medo de encaixar com o grupo e pode criar uma raiva não resolvida. Na realidade, esses aspectos se tornam o poder do seu potencial inexplorado. Parece assustador porque você não entende isso.

Quando criança, você pode ter sido rotulado como "ovelha negra" ou foi um cuidador para o cuidador. Um relacionamento difícil com um pai pode estar na raiz com sonhos com sombra. Uma parte de você é um educador pronunciado, mas você não consegue se alimentar por causa de reproduções antigas que sugerem que você não é digno. Você cresce para tornar-se capacitado e bem-sucedido, mas a parte de você que é destituído (não processada) pode continuar a persegui-lo. Observe esse tipo de sonho como seu valor incompreendido, que está tentando ser entendido. Uma vez que o nosso papel se identifica com o pai, se nós os privarmos de desprezo, pode haver uma identidade alterada que não seja reconhecida, e ainda assim nos persegue.




Sonhos repetitivos desse tipo podem ser resolvidos através da compreensão da natureza do perdão. Você não pode aprovar a forma como você foi criado, mas a compaixão pelas deficiências de outro vai direto ajudá-lo a liberar esses sentimentos não integrados. Simplesmente negar e reprimi-lo é o que faz com que esse "Eu" negligenciado persiga você. Sempre que os aspectos poderosos não são permitidos, eles se apresentam como algo poderoso que o persegue. Isso pode acontecer quando você está em um relacionamento incapacitante como adulto. Você acredita que outro detém o poder sobre você, quando você simplesmente deu-lhes esse poder.

Como um tipo de mecanismo de defesa, Freud acreditava que a repressão funcionava para manter a verdade inacessível. Ele também explorou a fixação e os fetiches como sendo organizados por idéias que provocaram um sentimento de atração e repulsão ao mesmo tempo. Um desejo que inicialmente buscava prazer trouxe, em vez disso, desagrado, pois o caminho da vontade de satisfação era distorcido. A fixação é a forma como somos atraídos pelo tipo de situações que preferimos evitar. A energia reprimida dentro está sempre buscando ser compreendida e integrada.

Essa convergência de sentimento é a raiz da intensa resposta emocional ou carga que é criada quando você encontra sua Sombra em outra. Compreender a Sombra é fundamental para o seu empoderamento e bem-estar. Quando você pode entender e transcender o desagrado inicial que surge neste tipo de encontro, você pode acessar a verdade do que você não reconhece sobre você.

Enquanto Freud insinuou isso, Jung foi pioneiro no estudo da Sombra e se referiu a ela como os aspectos reprimidos e subdesenvolvidos da personalidade. Jung descreveu a projeção como mudando "o mundo para a réplica do rosto desconhecido. Quanto mais projeções são empurradas entre o sujeito e o meio ambiente, mais difícil é para o ego ver através de suas ilusões”. Ele descreveu a Sombra como aquelas qualidades obscuras, indesejadas e não reconhecidas do ego que foram consideradas negativas e, em última instância, reprimidas.

Compreender a criação, a repressão e a ressurreição final da Sombra através dos personagens dos sonhos, fornece uma compreensão básica do porquê sonhamos. Enquanto você dorme, aqueles lados de você que permanecem latentes são expressos. Todos os aspectos que não estão integrados e, portanto, temerosos, continuam buscando expressão autêntica. Quando o sonho conjura o medo, você pode ter certeza de que seu simbolismo oferece pistas para o seu empoderamento, integrando os elementos associados ao personagem Sombra.

Em muitas histórias, o herói desmascara o personagem assustador e descobre um aspecto importante de si mesmos. Luke Skywalker remove a máscara de Darth Vader para descobrir que é o pai dele. Os personagens do Feiticeiro de Oz estão perdendo algo valioso que eles precisam. Eles descobrem como o assustador Mágico de Oz, que os obriga a situações que ameaçam a vida, é apenas um pequeno homem de pé em um banquinho orquestrando seu medo. Você pode ver personagens assustadores nos sonhos da mesma maneira. O pesadelo é realmente um sonho positivo de como algo poderoso procura expressar. Uma vez que você explore o que e por que eles estão se escondendo, você pode ressuscitar algo de valor. Isso leva a uma maior compreensão, auto aceitação e poder autêntico.

O medo associado a qualquer personagem deste tipo capta o medo de reconhecer seu próprio poder ou potencial de alguma forma.

Esperamos, como sempre, que essas interpretações tenham sido úteis. Lembre-se que você pode compartilhar o seu sonho comentando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido em alguns instantes.