terça-feira, 12 de setembro de 2023

Paralisia do sono: sintomas, causas e tratamento



Paralisia do sono: sintomas, causas e tratamento

Um dia, no ano passado eu estava tirando uma soneca no sofá quando ouvi minha mãe chegar em casa do trabalho. Eu acordei e a vi caminhar através da porta da frente, e eu tentei dizer Olá a ela. Eu fiquei perturbado ao descobrir que eu não podia falar; minha língua estava congelada na minha boca.

Tentei mover meu corpo para chamar sua atenção, mas eu não podia fazer isso. Eu estava paralisado. Fiquei em panico rapidamente, e, embora eu tivesse respirando perfeitamente até então, de repente senti como se meus pulmões estavam restritos. Fechei os olhos e voltei a dormir, só para ter-se o mesmo cenário de repetição de alguns momentos mais tarde, quando eu pensei que eu a ouvi movendo-se na cozinha. 

Eu estava desesperado para obter a sua atenção para que ela pudesse me ajudar, mas mais uma vez eu não podia me mover, e eu gostaria de voltar a dormir. Após cerca de mais quatro rodadas desta, meu irmão chegou em casa da escola e foi quando eu acordei - de verdade.

Foi quando eu percebi que tudo o que tinha acontecido não era real. Era uma sensação esquisita, mas eu isolado, até um sonho ruim ... até que aconteceu novamente uma semana depois. Na esperança de que, se talvez eu pudesse entender o que estava acontecendo, eu poderia mudar isso, eu fiz uma pesquisa no Google por "não pode me mover durante o sono" e descobri o conceito de paralisia do sono. A paralisia do sono, na verdade, é uma condição bastante comum, caracterizada por qualquer das paralisia parcial ou total dos músculos. Ela ocorre ao despertar do sono ou ao dormir, embora esta último é muito menos provável. Os episódios geralmente duram de segundos a minutos, e estímulos externos como toque ou som podem denunciá-lo.

Segundo a Wikipedia, paralisia do sono "está intimamente relacionada com a paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM, que é conhecido como atonia REM. Paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia do corpo persiste. Este deixa a pessoa totalmente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por terríveis alucinações (hipnopômpica ou alucinação hipnagógica) e um agudo senso de perigo". Embora eu nunca tivesse ouvido falar de paralisia do sono, isto era claramente o que eu estava experimentando. A mesma fisiologia que mantém-se a ação de nossos sonhos enquanto dormimos agora estava mantendo meu corpo congelado como minha mente estivesse acordada e consciente. A maioria das pessoas experimentam sintomas graves de pânico durante um episódio, mesmo que saibam que suas percepções são falsas. Depois de ler mais sobre o assunto, decidi que era um dos mais afortunados. Muitas pessoas também experimentam alucinações durante a paralisia do sono. Em particular, elas vêem uma velha bruxa no quarto, ou sentem uma bruxa ou demônio sentado em seu peito e trabalhando sua respiração. Embora ter ficado alucinado com minha mãe chegando em casa do trabalho e estando muito perturbado quando eu não conseguia alcançá-la, eu nunca tive a sensação de algo mal à espreita.

Paralisia do sono é um sintoma de um problema grave?

Pesquisadores do sono concluem que, na maioria dos casos, paralisia do sono é simplesmente um sinal de que seu corpo não está se movendo suavemente através dos estágios do sono . Raramente é a paralisia do sono está ligada a profundas problemas psiquiátricos subjacentes.

Ao longo dos séculos, os sintomas da paralisia do sono têm sido descritos de várias maneiras e muitas vezes atribuída a uma presença do "mal": demônios invisíveis à noite, nos tempos antigos, a velha bruxa de Shakespeare em Romeu e Julieta, e abdutores alienígenas. Quase todas as culturas ao longo da história tiveram histórias de criaturas sombrias do mal que aterrorizaram os seres humanos indefesos durante a noite. As pessoas têm buscado explicações para esse misteriosa paralisia do sono - e os sentimentos que acompanham de terror.

Quando a paralisia do sono geralmente ocorre?

A paralisia do sono ocorre geralmente em uma de duas vezes. Se isso ocorrer enquanto você está caindo no sono, ele é chamado a paralisia do sono hipnótico ou predormital. Se isso acontecer, quando você está acordando, é chamada de paralisia do sono hipnopômpico ou posdormital.


Sintomas

A paralisia do sono envolve um ou ambos dos seguintes procedimentos:

Paralisia: ocorre depois de acordar ou antes de adormecer. Você não pode mover qualquer parte do corpo, além de movimentos involuntários, tais como piscar e respirar. "Essa paralisia é a mesma paralisia que ocorre quando estamos sonhando. O cérebro paralisa os músculos para evitar possíveis lesões durante os sonhos, porque algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se a pessoa acorda de repente, o cérebro pode ainda achar que ele está sonhando, e sustenta a paralisia. " (Fonte: wikipedia.org)

Alucinações: As imagens ou sons que aparecem durante o episódio. A sensação de que alguém está de pé ao seu lado ou em algum lugar por perto no quarto. Sons estranhos. Algumas pessoas sentem um peso pesado em seu peito, como se eles estivessem sentados.

Causas

Embora existam várias teorias, a verdadeira causa da paralisia do sono ainda é desconhecida. No entanto, vários fatores foram identificados que podem aumentar as chances de ter um episódio:

  • Dormir com a face para cima ou posição supina.
  • Horários de sono irregulares; privação do sono
  • Aumento do estresse
  • Súbitas alterações ambientais / estilo de vida
  • Um sonho lúcido que precede imediatamente o episódio.

Tratamento

Para aqueles que sofrem grave e persistente paralisia do sono, existem medicamentos que podem melhorar a condição. Uma opção é tomar 0,5 mg de *clonazepam na hora de dormir. *Ritalina também tem sido usado como uma medicação durante o dia, a ideia de que o estabelecimento de padrões de sono saudável irá reduzir os casos de paralisia do sono.

Em toda a minha pesquisa, a única outra sugestão que eu encontrei foi a de tentar mover seus músculos faciais durante um episódio, como pode ser mais fácil para mover estes do que seus braços ou pernas. Não só ele pode dar-lhe uma sensação de controle, mas pode ser o suficiente para facilitar-lhe em vigília.

*A administração de medicamentos deve ser feita apenas mediante prescrição de um médico licenciado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido em alguns instantes.