quarta-feira, 9 de maio de 2018

O que significa sempre sonhar com a mesma pessoa

Porque muitas vezes sonhamos com uma pessoa: a psicologia responde

Sonhos recorrentes com uma pessoa, a ligação pode não ser apenas um afetiva.


Se é verdade que os sonhos são uma elaboração de nosso subconsciente do que desejamos ou que tememos, é igualmente verdade que ser capaz de interpretar corretamente e de forma clara nossas imagens oníricas não é fácil e, acima de tudo, não é intuitivo. Se sonhamos frequentemente com uma pessoa, por exemplo, o significado do sonho pode não ser tão óbvio.


A razão mais clássica pela qual, é claro, recorrentemente sonhamos com alguém, é que estamos, de alguma forma, emocional e afetivamente ligados a essa pessoa. Não é uma coincidência que muitas vezes sonhamos com parceiro, os próprios filhos ou parentes mais próximos e amigos, personagens que se tornam ativos ou passivos no sonho, mas sempre presentes.

Nesse caso, o significado do sonho não está relacionado a seus protagonistas, mas a presença dos entes queridos dentro dele simplesmente identifica quem vemos ou ouvimos com maior frequência em nossa rotina, de modo a estimular nosso eu interior para transformá-los em imagens oníricas.

Obviamente, o discurso também é válido para pessoas que são adversas a nós ou que exercem algum tipo de poder sobre nós. Não é incomum, por exemplo, que alguém sonhe com seu chefe, especialmente se estivermos experimentando um período de estresse no trabalho por demandas urgentes de nossa parte. O subconsciente carrega nossas ansiedades em sonhos, com seu legítimo protagonista.

Também pode acontecer de sonhar com uma pessoa, porque é a última que vemos ou ouvimos antes de adormecer. Dois namorados que vivem uma história à distância e se dão uma boa noite ao telefone têm uma grande chance de sonhar quando fecham os olhos.

De acordo com a psicologia, também é comum sonhar com uma pessoa cujas qualidades valorizamos ou invejamos no estilo, na elegância ou simplesmente no dinheiro que ela possui. Um personagem famoso que amamos e que lidera uma espécie de característica que gostaríamos de imitar, é certamente um assunto ideal para entrar em nossos sonhos recorrentes.

Finalmente, muitas vezes é possível sonhar com parentes ou amigos que morreram em determinados períodos de nossas vidas. A razão pode ser uma busca de conforto, da nossa parte, em relação a uma pessoa que estimamos e que tinha um poder tranquilizador sobre nossa psique. Mas também pode ser, se o assunto sonhado desapareceu recentemente, que a aparição frequente em nossos sonhos é uma resposta à falta que experimentamos. Um caminho que tem o nosso eu mais profundo para tornar a lacuna mais doce.

Interpretação freudiana

Segundo a teoria freudiana, sonhar sempre com a mesma pessoa é sonhar consigo mesmo. Este tipo de sonhos tem uma função narcisista muito marcante. Isso não significa que nos vemos através de outra pessoa, mas tentamos descobrir quem somos, como os outros nos vêem e, acima de tudo, como o desejo funciona. O nosso e o dos outros. É uma questão arcaica sobre o modo como as crianças percebem e questionam o olhar paterno.

Interpretação junguiana

Para os junguianos, o sonho recorrente em que a mesma pessoa sempre aparece está relacionado a uma mensagem que o inconsciente tenta nos enviar. O indivíduo que aparece no universo onírico pode ter uma conotação arquetípica que anuncia uma transição para outra forma de autoconsciência ou que indica ao sujeito um eixo de trabalho sobre si mesmo que é necessário levar em conta.

Deve-se notar que essa indicação do inconsciente para o consciente é encontrada em algumas histórias ou lendas nas quais os personagens recorrem a humanos e animais que podem falar (o coelho de "Alice no País das Maravilhas", por exemplo). Em geral, esse personagem indica uma direção, traz consigo uma revelação ou impõe um teste. Em qualquer caso, o herói ou heroína desperta com um melhor conhecimento de si mesmo.


Um comentário:

Seu comentário será exibido em alguns instantes.