Sonhar com arrebatamento. Significado
O que significa sonhar com arrebatamento?
Você já sonhou com arrebatamento e acordou com aquela sensação de mistério ou até mesmo de temor? Esse tipo de sonho costuma despertar grandes questionamentos, pois está frequentemente associado a temas religiosos, como o fim dos tempos e a justiça final. No entanto, o significado de sonhar com arrebatamento pode ir muito além do campo espiritual, abrangendo também aspectos psicológicos, emocionais e culturais. Neste artigo, exploraremos diferentes interpretações, para que você possa compreender melhor essa experiência onírica e refletir sobre o seu próprio momento de vida.
1. O que é arrebatamento na visão religiosa?
Em diversas tradições cristãs , o arrebatamento é entendido como um evento futuro em que os votos serão levados da Terra para o céu, antes ou durante um período de grandes tribulações, conhecido popularmente como “fim dos tempos”. Apesar de existirem variações teológicas (pré-tribulacionismo, pós-tribulacionismo, etc.), a essência permanece a mesma: aqueles considerados “justos” seriam separados do restante do mundo.
Quando esse tema aparece em sonhos, costuma envolver fortes emoções e, muitas vezes, medo de ficar para trás ou esperança de ser incluído em um grande resgate divino.
2. Significados gerais de sonhar com arrebatamento
- Mudanças irreversíveis: Muitas vezes, sonhar com arrebatamento sugere que algo em sua vida está passando por uma transformação profunda — seja um novo emprego, mudança de cidade ou término de um relacionamento.
- Medo de abandono: O medo de ficar para trás enquanto outros ascendem pode simbolizar insegurança ou recebimento de ser deixado ao lado de amigos e familiares.
- Reflexo de convicção pessoal: Se você foi criado em um ambiente religioso, esse sonho pode ser eco de uma educação muito rígida, despertando culpa ou medo do juízo .
- Busca de espiritualidade: O arrebatamento onírico também pode ser apontado para o desejo de elevação ou aprofundamento na fé.
- Alerta sobre relacionamentos: Ficar sozinho no sonho, enquanto outros são “salvos”, pode indicar problemas de comunicação ou distanciamento de pessoas próximas.
3. Perspectivas psicológicas, espirituais e culturais
3.1 Perspectiva psicológica
Na psicologia , sonhos com arrebatamento podem estar relacionados ao medo da separação ou à sensação de não pertencer a um determinado grupo. Podem refletir:
- Culpa inconsciente: Você pode sentir que não está “à altura” das próprias expectativas ou das expectativas dos outros.
- Transições de vida: Uma formatura, a troca de trabalho, o término de um ciclo importante podem se manifestar como um “arrebatamento” que muda tudo.
3.2 Perspectiva espiritual
- Conexão com o divino: O sonho pode ser visto como um chamado interior para buscar mais fé ou novidades práticas espirituais.
- Temor do julgamento: Uma sensação de que você será (ou não) julgado digno de algo maior.
- Sentimento de proteção: Quando o sonho mostra uma pessoa sendo levada com familiares ou anjos, pode indicar que você se sente protegido ou deseja proteção divina.
3.3 Perspectiva cultural
- Influência da mídia: Filmes, livros e até conversas sobre apocalipse e arrebatamento podem estimular esse tipo de sonho.
- Traumas religiosos: Algumas pessoas cresceram em comunidades que enfatizam o fim do mundo, gerando medo contínuo que pode transparecer em nossos sonhos.
4. Exemplos de sonhos com arrebatamento
A seguir, listamos exemplos específicos de sonhos sobre o arrebatamento e suas possíveis interpretações. Lembre-se de que cada pessoa é única, então adapte esses significados à sua realidade.
4.1 Sonhar com amigos arrebatados, eu não
- Possível significado: Sentimento de inadequação ou de não estar no mesmo ritmo de evolução (espiritual ou pessoal) que seus amigos. Você pode ter a sensação de ficar “para trás” em algum aspecto da vida.
4.2 Sonhar com arrebatamento em local desconhecido
- Possível significado: Medo do desconhecido . Você pode estar passando por uma fase de incertezas, como mudança de emprego ou mudança para outra cidade, e você não tem controle sobre a situação.
4.3 Sonhar com animais arrebatados
- Possível significado: Os animais, por vezes, representam nossa essência instintiva ou “inocência interior”. Ver animais sendo levados pode sugerir que você sente estar perdendo (ou mudando) uma parte pura de si mesmo.
4.4 Sonhar com arrebatamento durante uma tempestade
- Possível significado: Indica conflitos internos ou externos e a busca por uma “salvação” ou interrupção no meio do caos. Pode ser um sinal de que você quer fugir de responsabilidades ou problemas imediatamente.
4.5 Sonhar com crianças sendo arrebatadas
- Significado possível: As crianças costumam simbolizar inocência , novos começos ou algo que precisa de cuidado. O arrebatamento das crianças pode apontar para o medo de perder sua engenhosidade ou de não conseguir proteger quem você ama.
4.6 Sonhar com arrebatamento interrompido
- Possível significado: Pode revelar que você se sente bloqueado ou impedido de seguir adiante na vida. Talvez exista algum obstáculo que não permita sua “ascensão” pessoal ou espiritual.
4.7 Sonhar que estou arrebatando outras pessoas
- Possível significado: Indica uma sensação de responsabilidade ou poder de guiar, ajudar ou salvar outras pessoas. Você pode sentir que tem um papel importante na vida daqueles ao seu redor.
4.8 Sonhar com arrebatamento através do mar
- Possível significado: A água (especial o mar) simboliza o inconsciente e as emoções profundas . Ser arrebatado através do mar pode representar um período de grandes mudanças emocionais ou limpeza interna.
4.9 Sonhar como ser arrebatado junto com objetos materiais
- Possível significado: Pode apontar um conflito entre o material e o espiritual . Se no sonho você tenta levar pessoas mundanas, talvez você esteja “preso” ao apego material enquanto busca um crescimento espiritual.
4.10 Sonhar com arrebatamento em diferentes horas do dia
- Possível significado:
- Ao amanhecer : pode sugerir novos começos e esperanças.
- Ao iniciar : indica o encerramento de um ciclo e a necessidade de reflexão sobre o futuro.
5. Dicas de interpretação e aplicação prática
- Anote seus sonhos: Registrar detalhes (quem estava presente, local, hora do dia, sentimentos) ajuda a identificar padrões e dá pistas para o significado .
- Reflita sobre o contexto atual: Você está passando por grandes mudanças ou conflitos? Sonhos com arrebatamento podem ser consequência de inseguranças e transições .
- Considere suas opiniões: Se você tem uma formação religiosa, aproveite como essa bagagem influência o seu sonho.
- Observe suas emoções: Fique atento(a) às sensações de medo, ansiedade, tranquilidade ou esperança durante e após o sonho.
- Procure equilíbrio: Se o sonho despertar sentimentos negativos, vale a pena buscar atividades que alimentem sua saúde mental , como meditação ou terapia.
6. Perguntas para reflexão
- Como você se sentiu no sonho quando o arrebatamento ocorreu?
- Havia familiares, amigos ou desconhecidos ao seu redor?
- Você foi levado ou ficou para trás? Como isso se relaciona com sua vida desperta?
- Quais mudanças ou desafios estão acontecendo agora na sua realidade?
- O sonho reflete algum medo de abandono ou culpa interna?
Responder a essas perguntas ajuda a trazer de forma clara e direcionar a interpretação de forma mais pessoal e profunda.
7. Sugestão de imagens
- Representação de Céu Abençoado : Ilustrações com céu azul, raios de luz ou anjos podem transmitir a ideia de personalidade e esperança.
- Tempestade e Nuvens Escuras : Para simbolizar conflitos internos e a sensação de caos que leva à busca de salvação.
- Pessoas Unidas : Uma imagem de pessoas de mãos dadas, remetendo à união no arrebatamento ou ao medo de separação.
8. Conclusão
Sonhar com arrebatamento pode ser tão impactante quanto intrigante. Seu significado, muitas vezes, vai além de uma simples previsão ou “sinal divino”. Ao analisar esse sonho sob as óticas psicológicas , espirituais e culturais , você abre espaço para uma compreensão mais ampla e pessoal. Seja para revelar inseguranças , culpa , medo de abandono , ou até mesmo um chamado espiritual , o arrebatamento onírico nos convida a uma reflexão profunda sobre nossa jornada de vida e nossas conexões com os outros e o divino.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo contando sua experiência ou dúvida sobre sonhar com arrebatamento . Sua participação enriquece o debate e pode ajudar outras pessoas que vivenciam sonhos parecidos. E, se este artigo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecer o significado dos sonhos .
Dica Final : Se você se sente sobrecarregado ou muito ansioso com esses sonhos, buscar ajuda profissional (psicólogo ou líder espiritual) pode ser uma ótima forma de compreender melhores suas emoções e direcionar essa experiência para o crescimento pessoal.
Comentários
Eu agradecia muito e estava feliz, a minha única preocupação é que estava deixando minha bebê de dois anos para traz.
Eu estava a cerca de 50/100 metros e comecei a olhar para o céu.
De repente gritei com as outras pessoas que aquilo não era chuva de meteoros e sim o arrebatamento.
Nesse instante uma bola de fogo caiu em mim e me levou ao céu.
Estou impressionado com o sonho!!!
apareceram helicópteros pessoas gritando como se estivesse-mos em uma guerra,as pessoas
tentando fugir e se esconder mas Deus fez lançar uma grande calda como se fosse uma calda de serpente
vi pessoas sendo arremessadas para longe e sumindo restando eu ,meu irmão e mais dois amigos,e mas uma pessoa que eu chamava de jesus
disse para que coletasemos
alimentos que iriamos fazer uma longa viagem para o norte ,e la encontraria-mos a salvação
nisso meu irmão disse que iria para o sul sozinho.
aconselhei a seguir com a gente pois seria ruin seguir sozinho
sem chance ele teimava e então jesus disse que deveriamos ir com ele pois não tinha-mos que se separar .
eu então falei que onde ele queria ir era longe e não sabiamos se os alimentos iriam dar para aquela viagem longa
então recolhemos as bebidas e os alimentos
então lembro de ter pedido para beber um chá ,tomei como se nunca tivesse bebido aquilo e partimos .
ano de 2017 anos de muitas revelações
Era dia, quando em um lugar eu avisto uma mesa e várias pessoas tomando um cafe. Uma casa bonita com um jardim lindo.
Era noite de muita chuva e relâmpagos. Quando minha esposa e minha filha me chamavam e falavam, vamos nos arrumar chegou o dia. Sem saber de nada eu corri e comecei a arrumar minhas coisas. Porem quando eu olho pela janela, eu vejo muita gente na rua e a chuva já tinha cessado. Gente desesperada, desmaiada e gente olhando para o céu. Quando eu também olho para o céu eu vejo algo em forma de anjo com uma trombeta e o Senhor Jesus por entre as nuvens. Eu saia com a minha esposa e filha, no no caminho eu encontrava o meu irmão,porre e todo rasgado e sujo.me desesperei em vê lo naquela situação e ele me falava que aquilo ali era mentira.
Eu sonhei que olhava para lua e vi ela uma coisa de mexendo estranho.
Derepente olhava de novo e via jesus e todos corriam,dizendo que era volta de jesus.
Eu corria para casa...e uma voz falava comigo que essa voz vinha de jesus dissendo :olha vc não vai porque não tem mas chance vc lembra que sua mãe chamava para ir a igreja agora não dá mas tempo.
Eu gritava mas eu te amo jesus deseperada.
Ele me dizia mas nada.
Eu me acordei chorei e pedi muito perdão.
essa madrugada dia 06|11\2017 tive um sonho(na verdade isso foi uma experiencia com DEus pois foi tão real que consegui meu esposo mexendo no computador e sei explicar exatamente o video que ele estava vendo!
enfim...sonhei que estava em um lugar tipo uma rua e que nessa rua todas as crianças e alguns adultos sumiram em um piscar de olhos meus.
em seguida vi uma enorme bola de fogo indo lentamente em direção ao sol e enquanto ia em direção ao sol começou a chover gotas de fogo que queimava a todos que ficaram ali menos EU !
eu andava na rua enquanto chovia fogo e nada me atingia ,quando olhos para um portao e vi minha prima de mão dada com o marido e estavam extremamente nervosos e uma outra prima solteira .Quando as vi fui correndo em dirção e eles gritando QUE O ARREBATAMENTO ESTAVA ACONCENDO
Minhaprima Vanessa ria de tudo que estava acontecendo a nossa volta ,foi quando uma gota daquela chuva bateu nela e ela começou a queimar mais mesmo assim não parava de rir(como se não sentisse a dor da chama)e quando olhei pra traz vi uma das minhas irmas dizendo pra mim"QUE AVISOU A TODOS QUE O ARREBATAMENTO IRIA ACONTECER E NINGUEM ACREDITOU"gENTE FOI TUDO MUITO REAL,ATE O CALOR DAS CHAMAS EU PODIA SENTIR
que estava indo buscar meu filho na creche e chagando lá percebi que não era na cidade e sim tinha muito capim e tinha um clarão do céu onde todas as ovelhas estava subindo e só eu enxergava,mostrei a uma amiga ela tbm viu, correu e as pessoas q estava lá na frente nem tinha observado,quando minha amiga mostrou começou o tumulto, consegui pegar meu filho e o sonho acabou. rs agora mesmo que confio e já entreguei minha vida para Jesus,não gosto desses significados.
Sonhei q estava caminhando na frente da igreja onde eu congregava e derrepente eu olho para o céu e vejo um rosto pintando de cores vermelho e preto e era de um homem. Quando começo a falar para um amigo que Jesus esta voltando e era o arrebatamento. Logo saimos correndo para dentro da igreja e lá de-mós de cara com o pastor q disse q era o arrebatamento. E uma velhinha pegou na mão do pastor é disse q ela ser arrependia de tudo e eu olhando disse q não dava mais tempo pra isso é falei para Deus q me arrependia. Logo em seguida veio uma nuvem forte da direta e cobriu todos nós e não dava para ver nada, nada, nada... Quando a nuvem passou restou poucas pessoas inclusive eu. Então formos para uma cada q tinha uma horta grande do lado da igreja e ficamos lá. Eu e algumas pessoas e uma pessoa q condenava tudo. Comecei a desconfia dessa pessoa e quis saí da casa mais ela não deixava e arranjava mil desculpa para ninguém sair até q peguei minhas coisa e disse q ia saí e aquela pessoa se transformou em um anjo negro e começou a falar q só estava esperando a ordem para nos mata. Ai eu acordei assusta e suando frio!
#FabianaFernandesOliveyra...
Sonhei q estava caminhando na frente da igreja onde eu congregava e derrepente eu olho para o céu e vejo um rosto pintando de cores vermelho e preto e era de um homem. Quando começo a falar para um amigo que Jesus esta voltando e era o arrebatamento. Logo saimos correndo para dentro da igreja e lá de-mós de cara com o pastor q disse q era o arrebatamento. E uma velhinha pegou na mão do pastor é disse q ela ser arrependia de tudo e eu olhando disse q não dava mais tempo pra isso é falei para Deus q me arrependia. Logo em seguida veio uma nuvem forte da direta e cobriu todos nós e não dava para ver nada, nada, nada... Quando a nuvem passou restou poucas pessoas inclusive eu. Então formos para uma cada q tinha uma horta grande do lado da igreja e ficamos lá. Eu e algumas pessoas e uma pessoa q condenava tudo. Comecei a desconfia dessa pessoa e quis saí da casa mais ela não deixava e arranjava mil desculpa para ninguém sair até q peguei minhas coisa e disse q ia saí e aquela pessoa se transformou em um anjo negro e começou a falar q só estava esperando a ordem para nos mata. Ai eu acordei assusta e suando frio!
#FabianaFernandesOliveyra...
Eu tive um sonho que foi o seguinte:
Eu e minha amiga estávamos andando Na rua com meu pai, e minha alturas amigas estavam vindo na direção, então veio um homem que disse que se a gente fizesse uma coisa, tudo iria ser mais fácil, e meu pai falou que isso tinha algo de errado, mas eu e minha amiga não demos bola, e fizemos oq este homem disse. Qusndo fui ver eu estava dentro de um lugar que era como se fosse uma peça de uma casa, e o lugar era extremamente quente, e cada vez mais esse lugar ficava quente, até chegar ao ponto da nossa pele começar a pulsar, que nem um coração, então comecei a ficar assustada, e acordei
Uns dias depois minha amiga ( esse do sonho que eu estava junto com meu pai) disse que sonhou com 7 nuvens no céu, e sete anjos, e ela percebeu que era o apocalipse, então ela foi levada ao julgamento e eu estava lá, então Jesus falou "apartai-vos de mim". E nos entramos no desespero pois nos iríamos ficar
responda-me
e quase todos dias sonho que estou sendo perseguido por Helicoptero da Policia o que é isso
Facebook : @pesquisaae
Estava eu assistindo tv e estava acontecendo coisas no mundo todo,a água estava acabando,e as pessoas se desisperando o mundo todo estava um caos. Minutos depois apareceu na minha casa alguns familiares meus, (lembro da minha avó que é evangélica),e então começamos a falar sobre o que estava acontecendo no mundo todo, depois eu comecei a pensar sobre algumas coisas que eu fazia e tals, depois de alguns minutos um homem que estava de calça jeans e camisa preta tinha chego,ele era um homem muito próximo de Deus podemos dizer,era tipo um pastor muito fiel, e ele veio nos alertar que o fim do mundo estava próximo, então eu comecei a me desisperar,pois eu só fazia coisas erradas, então comecei a chorar e fui diretamente ao homem e pedi para ele orar por mim, quando ele orou parecia que todos os meus pecados tinha sido perdoados, então lembrei de algumas coisas que eu fazia e passei a nan fazer mais. Estava tudo muito estranho pelo mundo,e a minha casa estava em um lugar meio estranho, parece que encima de uma montanha e ela era descida assim muito estranho mesmo.
Tinha uma menina que ela era muito próxima de Deus também,era muito fiel,foi estranho isso pois não tinha demorado muito e ele tinha se matado, foi horrível isso, depois tinhamos que velar ela , lembro que eu chegava bem perto do caixão dela e ficava um tempão olhando para ela, depois disso lembrei que eu não era mais evangélica,e eu tinha que aceitar Jesus de novo, então fui correndo até o homem e falei que eu queria aceitar Jesus, ele orou por mim, me senti uma pessoa salva,e livre do inferno, não demorou muito e já era a hora do arrebatamento. Lembro que tinha uma caixa preta que iria levar a gente para o Céu,ia poucas pessoas comigo até essa caixa,mais ao menos umas cincos comigo e tinha muitas pessoas olhando para gente e elas não iriam subir,bem ao lado da caixa grande tinha, era um anjo podemos dizer pois ele estava com uma roupa branca que iria até os pés. Quando íamos entrando e sentando tínhamos que falar o porquê estávamos indo ao céu. E depois eu acordei. Estou com uma sensação muito estranha.
Sou cristã des de pequena ,
mas essa noite ... sonhei que eu estava no monte da igreja em uma montanha bem alta.. com pessoas que eu não conhecia , e ai derrepente ouvia um tremor e viamos fogo e enchofre caindo do céu como uma explosão sobre a cidade ... olhavamos para baixo e viamos a cidade sendo destruida em fogo ... e derrepende o enchofre cobria tudo e nos escondiamos nessa montanha .. com medo do fogo nos atingir , e quando isso passava .. nos iamos atrás de nossas familias mas não havia ninguém vivo �� era como se fossemos os unicos sobreviventes daquele caos.... eu saia em desespero procurando pelo meu filho e minha vó e não encontrava ninguém... �� foi horrível .... não me conformo com esse sonho ��
Começou comigo dentro do meu carro, estava chegando em casa, eu moro em um condomínio. De repente, o céu começou a ficar vermelho alaranjado, as nuvens passavam rápido e eu senti que o que estava acontecendo era realmente o apocalipse, ou fim do mundo. Começou a chover forte e a ficar alagado em volta do carro, então eu senti uma força me puxando pra cima, saí do meu corpo e só o que eu via era uma luz branca muito forte. Senti uma paz e leveza tremenda, então o sonho acabou.
Quando eu acordei, senti o peso do meu corpo e aquela leveza foi embora. Devo dizer que fiquei um pouco assustado, mas foi uma sensação boa. Lendo os comentários aqui vejo que muita gente também já teve esse tipo de sonho, o que será isso ?
Um abraço, fiquem com Deus.
- eu estava perto de casa, dentro do carro
- o céu mudou de azul para vermelho-alaranjado em segundos
- muitas nuvens passavam rápido, começou a chover forte
- eu senti que estava acontecendo o apocalipse/fim do mundo
- uma luz branca muito forte me "puxou" para cima
- senti uma paz e leveza inexplicável, sensação muito boa e então o sonho acabou
Alguem já sonhou algo parecido com esse meu sonho ?
sonhei na noite de 07/07/2020
Perguntei Deus, quando que vai acabar esse dilúvio por favor acalma esse tempo , e ele me respondeu calma só mais alguns Dias , sumiu ao céu e eu via ele apontando com sua mão para os 4 canto da terra .. Foi Lindo
1º - Esse eu não lembro a data: acontecia em uma cidade de litoral, estava com minha companheira, na cidade, quando começou a cair fogo do céu, estava destruindo muitas casas, nos corremos para casa, em busca de nossa filha, quando chegamos lá não encontramos, sairmos de casa e quando olhamos para o céu, ela estava sendo arrebatada, ficamos felizes por ela, mas mesmo assim sentindo saudade. Continuamos fugindo do fogo que caia, chegamos a uma igreja, que tinha uma proteção em volta, minha companheira conseguiu entrar e eu não. eu a vi sendo arrebatada depois, e com muito oração um tempo depois também fui.
2º - 27/12/2020: eu estava com minha filha na rua vendo uma festividade, com um tempo comecei a sentir o ar mais leve, quando olhei para traz minha filha estava subindo, eu pedia por favor para ela não ir, e outras pessoas que estavam na rua também estavam subindo. acordei muito preocupado com ela, pois hoje esta na casa da madrinha.
Mas eu sonhei que começaram a tocar trombetas no céu e anjos em volta era lindo lindo!!! eu dizia que jesus tava voltando como ele havia prometido...eu chorava de alegria..mas ao mesmo tempo eu dizia por favor jesus dá mais um tempo para nós
Dai me acordeis!!
Mas eu me senti maravilhosamente alegre em sentir ele ali!
No sonho tava feliz .
Mais com medo sei lá uma sensação boa e estranha ao mesmo tempo
Vigiai , e orai
Aí acordei agora pouco.
Então eu tava né um lugar parecia uma praça quando começou a cair umas coisa que parecia meteoros sei lá sei que aquilo ia explodir era pequeno e em volta tava tipo embalado com um material fofo parecia espuma aí eu peguei naquilo e logo gritou um primo meu ei não morde isso eu vou desativar então eu peguei minha afilhado e eu tava com meu filho e comecei a correr tinha muita gente corre do assustada e se escondendo aí eu fiquei perto de uma bomba que explodiu e logo corri com minha sobrinha e já tinha outra menina do meu lado que se parecia muito com ela e estava com a mesma roupa aí quase eu perdia ela e vi ela é peguei e não soltei mais o braço dela . Logo chegamos em um lugar unde já tinha muitas pessoas aí vi uma colega minha ela tava grávida e parecia que estava em trabalho de parto aí perguntei ela disse que não que tava caçando era lugar pra por o cachorro dela que era de raça que ela tinha que comprar umas comidas pra ele eu vi era uns peixes pequenos dentro de uma caixa de pizza aí ela mandava um homem pega uma cama pro cachorro aí foi quando começou um vento bem forte e eu disse meu Deus preciso da minha família aí cheguei perto de umas pessoas e perguntei por minha avó e a mulher disse que ela estava lá em um trem aí falei mãe vamos ficar juntos aí ela disse eu vou ficar e aqui onde meu pai...aí ela foi sumindo se transformando em areia e subindo no vento quando olhei a minha sobrinha n estava mais e nem meu filho e eu comecei gritar dizendo obrigado meu Deus eu dizia isso por eles ter ido pq eu ainda estava lá aí do nada eu estava em uma canoa e cantando o louvor eu preciso de ti Senhor eu preciso de ti ó Pai aí eu comecei sentir uma luz muito forte e vi tudo era luz branca e uma sensação boa aí eu já tava lá na canoa de novo aí eu acordei
- algum sonho semelhante?
- queria muito saber o que significa!